Como rootear Android com um clique
Para rootear um smartphone ou tablet, você não precisa ser um engenheiro da NASA ou algo assim. Embora seja verdade que, a princípio, isso pareça chinês para muitas pessoas, a verdade é que existem aplicativos que conseguem transformá-lo em um processo simples para aproveitar todas as vantagens de ter permissões de superusuário no dispositivo Android.
De fato, um dos melhores exemplos é o KingoRoot, um aplicativo desenvolvido para rootear o terminal em alguns minutos e que não oferece complicações: apenas um clique.
Como rootear o Android?
Antes era mais complicado. Não é que você precisasse de um QI de nível da Mensa: era necessário conectar o telefone celular ao PC e ao aplicativo com um cabo USB e iniciar o processo a partir do aplicativo de desktop. Agora você pode continuar fazendo isso dessa maneira, porque existe uma versão para Windows, mas tudo foi simplificado com o APK que você pode baixar para fazer isso no seu smartphone, sem a ajuda do seu computador. Assim:
- Passo 1: baixe o aplicativo no seu dispositivo. Para isso, basta pressionar o botão verde Download.
- Passo 2: instale a ferramenta e execute-a.
- Passo 3: clique no botão para fazer rootear o celular.
- Passo 4: espere a reinicialização e pronto: dispositivo rooteado.
É um dos aplicativos de root mais poderosos e com maior porcentagem de sucesso entre os dispositivos com os quais trabalha. Isso é alcançado porque seus desenvolvedores atualizam e melhoram os scripts com os quais trabalha.
Quanto às marcas suportadas, são a maioria dos fabricantes de Android, entre os mais comuns: LG, Google, Sony, HTC, Samsung, Huawei, Dell, Benq... e funciona com versões do Android entre 1,5 e o 5.0.
Quais são as vantagens de rottear o Android e ter permissões de superusuário?
Mas é claro que você deve saber o que é fazer root e nada mais é do que ter acesso total ao sistema para fazer as alterações relevantes no sistema operacional. Isso é permitido sem problemas, porque o Android é um sistema gratuito e de código aberto, mas existem fabricantes que oferecem sua própria camada de personalização para que você possa encerrar a garantia.
As vantagens são que você obtém controle total sobre o dispositivo, podendo instalar ROMs personalizadas (as chamadas Custom ROMs), eliminar os bloatware dos aplicativos instalados como padrão e fazer backups completos por meio de ferramentas como o Titanium Backup. Bem, tudo isso além de poder usar aplicativos que só podem ser usados em dispositivos liberados, além de controlar melhor o desempenho do dispositivo.
Como inconvenientes, existem problemas de segurança, algumas atualizações podem ser problemáticas e, como dissemos, a garantia pode ser perdida...
Requisitos e informação adicional:
- Requer como mínimo o sistema operacional: Android 4.1.
- A instalação do app via ficheiro APK requer a ativação da opção "Fontes desconhecidas" dentro de Configurações>Aplicativos.
Formado em História e, posteriormente, em Documentação, tenho mais de uma década de experiência testando e escrevendo sobre apps: reviews, guias, artigos, notícias, truques… que foram inúmeros, sobretudo no Android, sistema operacional que...
Camila Baiona